Produtividade

7 dicas simples para tornar a leitura num hábito

Ler. Eis uma atividade que tantas vezes surge nas conversas de café ou nas entrevistas de emprego quando se fala sobre hobbies. É um passatempo que fica sempre bem referir e quando nos perguntam qual o livro preferido lembramo-nos sempre de algum que lemos há 10 ou 20 anos atrás. Eu, pelo menos, sou culpada no que trata de recorrer a esta técnica, quiçá para impressionar alguém. Correção, eu ERA culpada. Hoje não! Primeiro porque cada vez sinto menos necessidade de impressionar quem quer que seja, à medida que o tempo passa procuro ser mais fiel a mim e menos suscetível às perceções alheias; e, segundo, porque gosto efetivamente de ler e faço-o por mim, para aprender e para conhecer novos pontos de vista. Todavia, esta última parte só se tornou verdadeira em 2019, quando decidi transformar a leitura num hábito. Ao contrário do que eu esperava, não foi difícil e os benefícios são visíveis, afinal ler ajuda a reduzir o stress, fortalecer a  memória, expandir o vocabulário, melhorar a concentração e tudo isto está ao alcance de uns poucos minutos por dia. Ora vê como:

  1. Mesmo que detestes ler, faz o compromisso contigo próprio de ler uma página por dia. Ao fim de um ano terás lido 365 páginas. 
  2. Lê livros curtos. Os livros com menos páginas tendem também a ter menos conteúdo superficial e um livro não se julga pela sua espessura. Não se trata de quanto tempo demoramos a ler, mas do que aprendemos quando lemos.
  3. Não leias para memorizar, lê para aprender e pôr em prática esse conhecimento. Absorve a informação, reflete sobre as lições mais importantes e transforma essas lições em ações. 
  4. Se não estás a gostar de um livro, desiste e segue para outro. Ler deve ser uma atividade prazerosa e não mais uma tarefa na lista de afazeres;
  5. Escreve, sublinha, pinta… as ideias mais significativas para ti. A tinta costuma ser mais fiável do que a memória. 
  6. Os livros não são só em papel, experimenta os e-books e os audiobooks e descobre qual o formato que funciona melhor contigo. 
  7. Substitui as aplicações de redes sociais ou os jogos do teu telemóvel com uma aplicação de leitura (Play Livros, Apple Books, Kobo, Kindle, etc);

“O que a literatura faz é o mesmo que acender um fósforo no campo no meio da noite. Um fósforo não ilumina nada, mas permite ver quanta escuridão existe ao redor.”

– William Faulkner

                  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *